Ritmos do jazz para ouvir na vila de Grândola até ao mês de novembro
Um total de nove concertos dão "corpo" à edição deste ano do evento "Grândola, Vila Jazz", que arranca nesta sexta-feira, e se prolonga até ao mês de novembro, tendo como objetivo oferecer ao público "uma visão abrangente das várias gerações" deste estilo musical.
![](https://radiosines.sapo.pt/images/202501240903419398.jpg)
A iniciativa é organizada, em parceria, pela Câmara de Grândola e pela SMFOG Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, tendo este ano como curador Bruno Santos, músico e professor da Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube Portugal.
Segundo a autarquia, em 2025 foi elaborado um programa que mantém "a orientação artística dos anos anteriores, para que as pessoas se sintam próximas do jazz", trazendo a Grândola músicos "veteranos", grupos com jovens músicos ou um grupo de músicos finalistas da escola do Hot Clube.
"Em simultâneo, pretende-se mostrar uma diversidade estilística, dentro do chamado jazz mainstream, apresentando um repertório desde os clássicos do jazz a estilos mais contemporâneos", acrescenta.
A Câmara Municipal refere que este projeto "reveste-se de excelência na promoção da arte e da cultura made in Portugal, proporcionando ao público o acesso gratuito a um estilo de música que cada vez conquista mais adeptos.
A edição de 2025 do "Grândola, Vila Jazz" arranca nesta sexta-feira, pelas 21h30, no Cineteatro Grandolense (onde vão decorrer todos os espetáculos), com a atuação do Quinteto Madalena Caldeira.
Depois, a 28 de fevereiro, será a vez de subir ao palco o Mingus Project, banda liderada pelo Nelson Cascais que toca músicas de Charles Mingus, enquanto a 29 de março atua um grupo de alunos finalistas do Hot Clube, liderado pela contrabaixista Alice San Payo.
O Quinteto Maria Carvalho, em que jovens músicos recriam o repertório de Fausto, Zeca e Zé Mário Branco, adaptado por Maria Carvalho, é a proposta para 25 de abril, ao passo que a 31 de maio atua o quarteto Rossy / Kanan, liderado pelo pianista Michael Kanan e pelo vibrafonista/baterista/ pianista Jorge Rossy, que se juntam a Romeu Tristão no contrabaixo e a João Pereira na bateria.
No dia 27 de junho o Cineteatro Grandolense recebe o Quarteto Mário Costa, banda liderada pelo baterista Mário Costa que ganhou a última edição dos Prémios Play na categoria "Disco do ano", e a 25 de setembro será a vez do Quinteto Isabel Rato, da pianista Isabel Rato.
O Trio Luís Lelis é a proposta para o dia 24 de outubro e, a fechar o ciclo, a 28 de novembro atua o Mr. Mónaco Trio, com Hugo Lobo (hammond), Nemanja Delic (bateria) e Fred Martinho (guitarra).
O espetáculos do "Grândola, Vila Jazz" têm todos entradas gratuitas.