O Café Ruas, em Azinheira dos Barros, é a primeira taberna a receber a rota. Da ementa fazem parte: orelha de porco assada, torresmos do rissol, salada de polvo, janquizinhos fritos e frango com pimentos.

A rota segue depois, no dia 8, para a Silha do Pascoal. A Venda tem na sua ementa cachola, açorda de alho com carapaus fritos e jantarinho de grão com chispe.

No dia 16 de junho, o café Damina, no Lousal, é a taberna anfitriã e apresenta um vasto cardápio: cogumelos salteados e bolinhos salgado, pica-pau de legumes e de cachola, pão torrado com alho, sopa Damina, salada de bacalhau com pimentos e grão e frango em molho de pimentos.

Aderente do evento nas últimas edições, A Taberna, nas Sobreiras altas, recebe a rota no dia 23 de junho. Da ementa fazem parte: torresmos, carnes de coentrada, sopa do monte e fritada de carne com batatas em molho de alho.

No dia 11 de junho, a Taberna dos Mosqueirões volta a abrir as suas portas para mais uma noite de convívio à mesa. Torresmos do rissol, bacalhau assado com pimentos, galinha com feijão verde e miolos com carne de vinha d’alhos são as sugestões desta taberna.

A Rota das Tabernas termina no dia 1 de julho na Casa Mostra de Produtos Endógenos. Neste espaço municipal emblemático da vila, o menu, da responsabilidade da “Alqueva Experience” é composto por pão, azeitonas, queijo de ovelha, doce de figo caseiro, paté de atum, carapauzinhos fritos de escabeche, gaspacho com presunto e paio, favinhas salteadas com enchidos e morango, e sobremesa de cortesia.

A garantir a animação do evento não vão faltar os cantares tradicionais e alentejanos com os grupos musicais da região.