O Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul (CAACA), com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, organizou a 30.ª edição da viagem, que assinala o aniversário da entrada do primeiro automóvel em Portugal.

Tal como anunciado no ano anterior, no dia 4 de outubro o Panhard et Levassor esteve em exposição em frente à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, celebrando os 130 anos desde a chegada deste que foi o primeiro automóvel a entrar em Portugal — vindo diretamente para Santiago do Cacém.

Muitos curiosos não quiseram perder a oportunidade de ver de perto o histórico veículo. Houve ainda uma paragem simbólica frente ao Palácio dos Condes d’Avillez e junto à garagem que foi a sua primeira “casa” em Santiago do Cacém.

Um dos pontos altos do evento foi a gincana de carros clássicos, realizada na Avenida D. Nuno Álvares Pereira (entre o Largo 25 de Abril e a Rua Filipa de Lencastre), em Santiago do Cacém, que contou com a presença de público de todas as idades.

No dia 5 de outubro, os veículos clássicos partiram de Vila Nova de Santo André, passando novamente por Santiago do Cacém onde contornaram o monumento alusivo ao Panhard et Levassor.Foi em outubro de 1895 que Portugal recebeu o seu primeiro automóvel: um Panhard et Levassor adquirido em Paris pelo jovem Conde de Santiago do Cacém, Jorge de Avillez.

A receção à máquina foi marcada por um misto de receio, espanto, curiosidade e admiração, emoções que deram origem à sua primeira alcunha popular — “O Gasolinas”.