A data vai ser assinalada com um conjunto de iniciativas que decorreram nas ruas da cidade de Santiago do Cacém trazendo memórias acompanhadas pelas palavras e pela música.

A vereadora com o pelouro da Cultura, Sónia Gonçalves, salientou que “o assinalar destes 25 anos representa muito para Santiago do Cacém, porque este equipamento tem contribuído para o desenvolvimento da leitura e da cultura no concelho.”

Mas, novos desafios colocam-se perante o domínio dos ecrãs, uma realidade que “já mereceu a nossa reflexão. Porque esta era digital faz-nos pensar no futuro, no que queremos para as nossas bibliotecas e de que forma devemos acolher os leitores. Porque os livros têm uma importância central no desenvolvimento das pessoas e como consequência das sociedades, e as bibliotecas são pilares que devemos preservar.”

Este foi também o momento “para homenagear Manuel da Fonseca, o patrono desta biblioteca, para que seja sempre lembrado, não só como filho da terra, mas também pela obra maior que nos deixou.”