Foto: Duarte Gonçalves

A competição é organizada pela Associação MotorSport e pela Câmara de Santiago do Cacém em parceria com a Prime Stadium, entidade promotora do mundial de moto enduro em Portugal.

Santiago do Cacém tem "as provas especiais mais bonitas e mais bem trabalhadas do mundo", destacou Francisco Pita, da Prime Stadium, durante a apresentação da prova.

O responsável acrescentou ainda que uma das preocupações da organização é o ambiente, daí as medidas adotadas durante os três dias de competição. "Pelo carbono que emitimos promovemos a plantação de árvores. Temos tapetes ecológicos, que serão obrigatórios, para absorverem a gasolina e o óleo das motas, e no paddock teremos uma ilha para óleos e pneus usados, que serão reencaminhados para tratamento. E asseguramos a limpeza das zonas onde decorrem as especiais", disse.

Já o presidente da Câmara Municipal salientou tratar-se de "uma prova fundamental na estratégia desenvolvida pela autarquia de promoção do concelho, através de grandes eventos desportivos, porque é um evento de âmbito mundial".

São três dias que "irão contribuir de forma significativa" para a economia local "como já verificámos em provas semelhantes que se realizaram no concelho", acrescentou Álvaro Beijinha.

Por sua vez, o presidente da Associação MotorSport, Celestino Cruz, disse esperar "três dias de competição". "Será a etapa decisiva de um campeonato que está ao rubro porque será aqui que os pilotos vão lutar pela consagração", concluiu.