A apresentação oficial da Santiagro teve lugar, dia 30 de maio, na Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, em Alvalade, e mostrou que a autarquia aposta num programa pensado para todas as idades e que reforça o certame como um dos maiores do Litoral Alentejano.

As expectativas para esta edição “são altas, por isso acreditamos que é possível crescer mais em termos de visitantes, embora já estejamos num patamar muito elevado”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha durante a apresentação do certame.

Mas há um fator ainda mais importante, realçou, “hoje conseguimos sentir que as pessoas do Concelho identificam a Santiagro como a sua feira, há um sentimento de pertença que faz com que queiram estar presentes no certame.”

O investimento na Santiagro “sem dúvida que tem um retorno positivo para a economia local, não só na restauração e hotelaria, como nos negócios que se realizam durante a feira e na promoção do mundo rural, mas também em aspetos que não são mensuráveis como a imagem que transmitimos do Município para o exterior.”

O cartaz da Santiagro “é mais uma vez pensado para os mais jovens que acabam por trazer os pais”, sublinhou o autarca. Os espetáculos deste ano apresentam DILLAZ (29 de maio), VAN ZEE e SARA SANTINI (30 de maio), DINO D’ SANTIAGO e WILSON HONRADO (31 de maio) e a encerrar o certame os QUATRO E MEIA (1 de junho).

A quem se juntam os Dj’s LIGHTHOUSE, CRISTIAN F e MISS SHEILA. A tradição musical do concelho e região não fica de fora da 37.ª Feira Agropecuária e do Cavalo, trazida pelos Grupos Corais Alentejanos e pelos “Fados Marialva e o Cavalo Lusitano.

O Dia da Criança, 1 de junho, celebra-se na Santiagro com o espetáculo do Professor Idalécio. Os mais novos podem ainda usufruir do Espaço Natura que volta a proporcionar diferentes experiências sensoriais e ações de sensibilização ambiental. Há ainda a proposta do Disco Fun, de jogos na Gincana de Desporto e aula de Take Dance

O cavalo está sempre em destaque e durante os quatro dias realizam-se os tradicionais batismos equestres e gincanas, a Poule de Dressage por Neuza Silva, o desfile da Charanga da Guarda Nacional Republicana, a Gala do Centro Equestre de Santo André e espetáculos onde o cavalo é a estrela principal.

Num âmbito mais técnico realiza-se a demonstração de tratamento veterinário dentário ao cavalo entre outras iniciativas relacionadas com os equídeos.

O mundo rural marca presença com os animais entre equídeos, ovinos, caprinos, bovinos, suínos e aves em exposição, e momentos como as ordenhas, as tosquias e a alimentação de borregos, que despertam sempre o interesse dos visitantes, bem como de expositores ligados a atividades agrícolas e de silvicultura .

A Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul volta a promover um uma série de colóquios com a participação de diferentes entidades, onde serão abordados diferentes temas sobre o mundo rural e empresarial.

Sendo uma montra dos produtos locais, a Santiagro conta com provas de Rum da destilaria Black Pig, de Gin do Botico, dos vinhos Curvatura e Sudoeste.

A demonstração da arte da Cocaria é um dos momentos mais aguardados do certame, esta tradição será apresentada pelo Chef David Proença.

A Santiagro Cooking conta com as propostas dos chefes a Dinis Diogo, João Pacheco e David Vitorino. Para além dos expositores que apresentam os seus produtos dos licores, aos bolos, do pão aos enchidos do mel à doçaria.

Para um pouco de “adrenalina”, os visitantes podem fazer o passeio de tuk tuk motorizado, com Os Cola Pistons ou se preferirem de carroça e os mais novos de pónei ou burro pelo Galope no Campo, entre outras propostas como o comboio que circulará pela cidade de Santiago do Cacém.

As entradas na SANTIAGRO têm o custo de 2 euros para o bilhete diário, que também pode ser trocado pelos cupões recebidos na campanha “No Natal Compre no Comércio Tradicional”, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que em 2024 proporcionou a entrada no certame de mais de 12 mil pessoas.

O bilhete único para os 4 dias custa 6 euros e as entradas são gratuitas até aos 12 anos (inclusive), bem como para os portadores do Cartão Sénior Municipal.