São Teotónio está a receber a FACECO, a grande festa do concelho de Odemira
A água para a agricultura, o abastecimento público e a habitação foram os temas em destaque na cerimónia de abertura da FACECO, a Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que começou em São Teotónio e se prolonga até amanhã, domingo.
A grande festa do concelho de Odemira, está a mostrar o que
de melhor se faz no concelho de Odemira, com destaque para os setores da
pecuária, da agricultura, do turismo e do artesanato.
A música é um dos grandes destaques da feira, que conta no programa com os concertos de Luís Trigacheiro, neste sábado às 22h30 e de Iris no domingo às 22h00.
Haverá também muito cante alentejano no recinto da FACECO, assim como a atuação de diversos grupos e artistas locais.
Tal como nas edições anteriores, o artesanato local terá uma ampla zona de exposição na FACECO, com a presença de dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo.
Também o setor pecuário terá uma presença "bastante forte", com a realização de diversas exposições e concursos de várias raças, nomeadamente o 35º Concurso Nacional da Raça Limousine, o 27º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e o 19º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia, além de uma exposição da raça bovina Garvonesa.
Durante a feira será ainda promovido o 23º Concurso Regional de Mel, bem como o 3º Concurso de Medronho.
O programa da FACECO inclui ainda, entre outros momentos, um debate sobre a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (às 17h30 de sábado), a apresentação do Programa Intermunicipal Viver+Viver Melhor (domingo pelas 14h00), a cerimónia de entrega dos prémios Espírito Empreendedor 2024 (às 15h30 de domingo) e uma sessão do Fórum do Território de Odemira (domingo pelas 17h30).
Showcookings, aulas de zumba, yoga e pilates, uma caminhada, performances artísticas, provas de vinho, atividades desportivas e animação infantil são outros dos destaques ao longo dos três dias de feira em São Teotónio.