A visita iniciou no Polo de Saúde do Cercal do Alentejo, onde a ULSLA está a concluir um investimento de reabilitação estrutural do edifício.

A empreitada, que se encontra na reta final, foi financiada pelo PRR (Programa de Recuperação e Resiliência) em quase 700 mil euros e dota o edifício de novas condições de conforto e segurança, prevendo-se a sua abertura no próximo mês de maio. 

Em seguida, foi possível visitar a obra de construção do novo Polo de Saúde de Porto Covo, que também se aproxima da fase final da empreitada. O novo Polo de Saúde aumenta a área de prestação de cuidados, com mais e mais amplos espaços de trabalho, e dota esta comunidade de uma infraestrutura moderna.

Já em visita ao Hospital do Litoral Alentejano, a Secretária de Estado teve a oportunidade de conhecer o desenvolvimento das obras em curso para acolher a futura unidade de Gastroenterologia, e de conhecer algumas das áreas recentemente reabilitadas, tais como o Hospital de Dia de Oncologia e a Unidade de Medicina de Ambulatório, a Medicina Física e Reabilitação ou ainda a II fase do Serviço de Urgência, cujos investimentos têm sido possíveis com recurso a fundos comunitários.

A agenda terminou com uma reunião de trabalho, onde foi dada a oportunidade ao Conselho de Administração da ULSLA de partilhar com a Secretária de Estado a evolução positiva de vários indicadores nestes últimos anos, mas também da necessidade de reforçar o investimento em projetos diferenciadores, que ajudem a consolidar a estratégia de atratividade e fixação de profissionais em todas as áreas.