A Semana da Reabilitação Urbana de Odemira arranca nesta sexta-feira, 17, pelas 16h00, no edifício da Moagem de Sabóia, com a inauguração de uma exposição sobre o projeto de recuperação deste espaço, da autoria da equipa José Adrião Arquitetos.

Um dos grandes destaques da iniciativa será o colóquio "Odemira Reabilita 2024", que se realiza no sábado, 18, assente nos temas "Regenerar", "Reinventar" e "Revelar". A iniciativa vai decorrer no auditório do edifício do ICNF em Odemira, arrancando pelas 10h00, com a presença do autarca Hélder Guerreiro na sessão de abertura.

Durante a manhã estão previstas as apresentações dos projetos de requalificação do núcleo antigo de São Teotónio e do parque ribeirinho, pela equipa de projetistas INPLENITUS, e das operações de reabilitação urbana em Odemira e São Teotónio, pela TERRAFORMA.

Segue-se uma sessão sobre alojamento local e a regeneração do centro histórico de Faro, pelo geógrafo Davide Alpestana. Este geógrafo participa depois no debate "A rua como produção de sociedade", moderado pelo vereador Pedro Ramos e que terá ainda as participações do arquiteto Vítor Matos e do engenheiro João Belard Correia.

O colóquio segue durante a tarde, a partir das 14h00, com a cerimónia de entrega dos prémios do PRUMO e a apresentação dos projetos premiados. Depois serão apresentados os projetos da Moagem de Sabóia e da Olaria Municipal de Odemira.

A fechar, terá lugar o debate "Memória e Reinvenção", moderado pela presidente da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos (SRAOA), Cláudia Gaspar, e que terá como intervenientes os arquitetos José Adrião, Pedro de Oliveira, Inês Regato e Daniel Pinho.

Também no sábado, mas no Espaço CRIAR, em Odemira, será inaugurada às 18h00 a exposição "Odemira Reabilita 2024", que inclui os projetos candidatos ao PRUMO, uma mostra da SRAOA, e os projetos da Olaria Municipal de Odemira e do CEDI SW. A fechar o dia, haverá música no terraço do Espaço CRIAR, com Matheus Alcântara.