Sessão de anilhagem de aves e passeios guiados marcam comemorações dos 24 anos da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha
Na próxima quinta-feira, dia 22 de agosto assinala-se o 24.o aniversário da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS). A efeméride será celebrada com um dia aberto com várias atividades gratuitas.
A Comissão de Cogestão da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha preparou um programa para o dia aberto com várias atividades gratuitas: uma sessão de anilhagem de aves; percursos guiados pela reserva; visita guiada à exposição do Centro Interpretativo das Lagoas de Santo André e da Sancha e visualização de um documentário sobre a RNLSAS.
O dia arranca com a sessão de anilhagem de aves “Há 46 anos a estudar as aves”, que será conduzida pelos Vigilantes da Natureza do ICNF, Paulo Encarnação e Catarina Gregório, na Estação Ornitológica Nacional do Monte do Outeirão (EON-MO), limitada a 10 participantes. Ainda durante a manhã, será organizada uma visita guiada ao Percurso do Salgueiral da Galiza, com os técnicos do ICNF Ricardo Fragoso e Guilherme Pereira. O passeio tem um limite de inscrições de 15 pessoas.
Ao início da tarde, é possível assistir à libertação de uma ave com o apoio de Carolina Nunes, técnica do Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA), no Monte do Paio, onde a ave foi recuperada. Depois da libertação, estão programadas uma visita guiada ao Centro Interpretativo das Lagoas de Santo André e da Sancha e a visualização do documentário “Onde o céu se espelha e o verde domina – Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha”, atividades conduzidas por Isa Figueira, técnica da CCDR Alentejo.
Para terminar o dia, os participantes podem usufruir de uma “Caminhada ao entardecer: da flora à história da Casa do Peixe”, um passeio pelo Percurso da Casa do Peixe, acompanhados pela geógrafa Mónica Martins. Estas visitas guiadas têm um limite de 25 participantes.
A participação no dia aberto é gratuita, devendo as inscrições ser feitas aqui. O programa completo pode ser consultado aqui.
As lagoas de Santo André e da Sancha foram classificadas como Reserva Natural através do Decreto-Regulamentar no 10/2000, de 22 de agosto. A Reserva Natural estende-se ao longo de 15 km do litoral, abrangendo uma faixa terrestre de largura variável de 2 a 3 km e uma faixa marítima com 1,5 km de largura.