“Setembro, uma imersão cultural” é iniciativa promovida pelo Município de Odemira com vista à descentralização e democratização da cultura, proporcionados diferentes manifestações culturais à população.

As atividades incluem o Festival Terras Sem Sombras que entre os dias 2 e 4 de setembro, uma iniciativa que reúne música, património e biodiversidade.

Nos dias 2, 3, 5, 24 e 25 de setembro assinala-se o 22.º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, que irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada.

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mediterrânico e do mundo lusófono. O programa integra espetáculos musicais e uma performance de bicicleta acrobática, nos dias 4, 9 e 10 e 11 de setembro, respetivamente.

Nos dias 2 e 4 a atividade Artes Sobre Rodas - Galeria Ambulante da Sopa dos Artistas vai estar em Vila Nova de Milfontes e no dia 3 na Zambujeira do Mar.

Entre os dias 7 e 8 de setembro presta-se homenagem à Padroeira de Odemira N.ª Sr.ª da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas.

O dia 8 será de festa com a realização da 9.ª Sessão Protocolar do Dia do Município, na Igreja da Misericórdia de Odemira, agendada para as 10h30, na qual será atribuída a Medalha de Honra Municipal a José Alberto Candeias Guerreiro e as Medalhas Municipais de Mérito a António Martins Quaresma e a Mariana Martins, a cerimónia conta com um momento musical pela Banda Filarmónica de Odemira, assinalando-se nesse dia o Feriado Municipal.

Na noite 16 de setembro, pelas 22h00, a margem esquerda da Zona Ribeirinha de Odemira vai ser palco para um concerto com Rui Veloso, um dos nomes de referência da música portuguesa, seguido da atuação de DJ Wilson Honrado.

No dia 17 de setembro a Igreja da Misericórdia, em Odemira, vai ser palco, pelas 14h00, para a apresentação do projeto cultural “O Museu Somos Todos Nós”, seguindo-se às 16h30, “Quatro Mãos” Espetáculo para Piano e Desenho com Filipe Raposo e António Jorge Gonçalves.

O Espaço CRIAR, em Odemira, acolhe entre os dias 23 de setembro e 14 de outubro a exposição de Ana Baleia “A_WEAR”, na qual a artista lança o alerta para o excesso de resíduos têxteis produzidos, com peças de instalação / escultura cuja matéria prima são roupas usadas que foram deitadas no lixo.

Estas iniciativas a par dos espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, nos dias 1, 15 e 22, o Espetáculo Santa Clara Blues, no dia 17 pelas 21h30, no Espelho de Água de Santa Clara-a-Velha, a Performance Clowns, com encenação de Giacomo Salisi, no dia 30, pelas 21h37, na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, bem como e a Inauguração da Exposição Coletiva da Sopa de Artistas, no dia 24, pelas 18h00 na Igreja da Misericórdia, são algumas das atividades que fazem parte do vasto programa do Setembro, uma imersão Cultural.