Sines assinala o quinto centenário da morte do navegador Vasco da Gama
A Câmara Municipal de Sines está a organizar um programa de iniciativas para assinalar o quinto centenário da morte de Vasco da Gama (1524-2024).
Nascido em Sines, cerca de 1469, e falecido em Cochim, Índia, a 24 de dezembro de 1524, Vasco da Gama é uma das principais figuras da história portuguesa e universal.
O programa teve início no dia 8 de julho, no Centro de Artes de Sines, com o IV Curso de História Local, que contou com a presença do historiador Marco Oliveira Borges, autor da obra “Entre o Céu e o Inferno: Vida e Morte nos Navios da Expansão Portuguesa (1497-1655)”. As viagens da Carreira da Índia, inaugurada por Vasco da Gama, foram desvendadas nas suas misérias e fortunas.
As atividades prosseguiram no dia 20 de setembro com a inauguração da exposição "Vasco da Gama: Uma Memória de Papel". Patente no Centro de Artes de Sines até 31 de dezembro, a exposição foi elaborada a partir dos documentos do Arquivo Municipal que refletem a visão que os sinienses têm tido de Vasco da Gama ao longo dos séculos.
Ao longo do ano letivo 2024/2025, as turmas do 4.º ano do ensino básico do concelho são convidadas pelo Arquivo Municipal a procurar em Sines tudo o que esteja relacionado com o navegador. Cada grupo seleciona um elemento, desenha-o, fotografa-a ou filma-o e escreve um pequeno texto com o máximo de cinco linhas sobre o mesmo. Os trabalhos serão publicados na área do Arquivo no sítio municipal (www.sines.pt). Inscrições das turmas pelo email arquivo@mun-sines.pt.
No dia 12 de outubro, às 15h00, em local a definir, Francisco do Ó Pacheco apresenta o seu livro "Vasco da Gama, o Bastardo Indomável e Outras Estórias", obra de ficção histórica que reinterpreta livremente os vazios e os equívocos dos documentos escritos. A estória principal é sobre a vida de Vasco da Gama, o bastardo, filho de Estêvão da Gama e de Joana Anes, criada no Castelo, no tempo em que o seu avô era alcaide de Sines.
No dia 14 de novembro, é inaugurada no Panteão Nacional, em Lisboa, a exposição do Tesouro da Igreja de Nossa Senhora das Salas, constituído por ofertas de fiéis à imagem da Virgem. A Igreja de Nossa Senhora da Salas é um templo religioso em Sines mandado reconstruir por Vasco da Gama.
No dia 23 de novembro, às 17h30, no auditório do Centro de Artes de Sines, Maria Fernanda Rollo e Pedro Serra apresentam a obra "Projeto Sines". Nesta obra, faz-se a síntese e a problematização dos anos que mais mudaram Sines e o seu concelho, nas décadas finais do século XX.
Em dezembro, a Câmara Municipal oferece aos munícipes uma reprodução de um documento evocativo do grande herói local de Sines.
Desde julho, até de dezembro, o Arquivo Municipal partilha com a comunidade um documento relativo a Vasco da Gama e o seu acervo, no site municipal, redes sociais e em papel (receção do Centro de Artes de Sines).
Do programa irão constar outras iniciativas, a divulgar brevemente.