Coordenada pela médica Tânia Barcelos, a equipa da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Sines desenvolveu nos últimos meses um projeto assistencial que lhes permitiu fazer parte do grupo de 10 unidades que passam diretamente do modelo UCSP para o modelo mais avançado de Unidade de Saúde Familiar.

Com esta nova organização, a USF Porto de Mar vai garantir equipa de saúde familiar a cerca de 8500 utentes e os profissionais passarão a ser remunerados pelo desempenho.

“Ao fazer este reforço dos cuidados de saúde primários, fazemo-lo convictos de que temos um modelo que deu provas de si e que com as USF-B podemos atrair e fixar os profissionais e ter respostas mais atempadas e proativas para a doença aguda e para a doença crónica”, disse Ricardo Mestre.

Nesta USF de Sines, inaugurada com uma atuação do grupo coral alentejano “Os Compadres da Prosas”, estão neste momento em formação cinco internos de Medicina Geral e Familiar, havendo a expectativa de que a unidade possa funcionar como polo dinamizador de outras USF no Litoral Alentejano.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, e do vereador José Manuel Arsénio, que expressaram o desejo do município de este novo modelo de funcionamento da unidade de saúde se traduza em melhores condições de trabalho para os profissionais e melhores cuidados de saúde para a população.