Sob a égide da Polónia, o concerto de sábado à noite (16 de dezembro, 21h30), no auditório do Centro de Artes de Sines, oferece uma oportunidade única para escutar notáveis compositores e intérpretes oriundos daquele país eslavo. O concerto tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete na receção do Centro de Artes de Sines.

Intitulado “A Música é a Minha Pátria: Lutos?awski, Penderecki, Górecki, Mo?ody?ska-Wheeler”, o programa que Jakub Jakowicz (Violino), Bartosz Koziak (Violoncelo), Grzegorz Mania (Piano) e Piotr Ró?a?ski (Piano) apresentam é dedicado na íntegra a compositores polacos contemporâneos, menos escutados entre nós, mas amplamente consagrados pela crítica especializada e pelo público internacional.

A anteceder esta etapa musical, pelas 15h00 de sábado, 16 de dezembro, em Porto Covo, tem lugar a habitual atividade de património cultural. Com ponto de encontro na igreja local, “Porto Covo: Um Exemplo de Urbanismo das Luzes” dá o mote à visita orientada por Ricardo Pereira, do Museu de Sines.

Na manhã de domingo (17 de dezembro, 9h30), em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, defronte ao Atlântico e à Ilha do Pessegueiro, encerra-se a temporada de 2023 do TSS. Com encontro marcado para o Forte do Pessegueiro, a ação “Oceano Adentro: A Área Marinha Protegida de Porto Covo” convida os participantes a olhar o oceano e a compreender o valor inestimável da maior zona protegida de mar em Portugal continental. A orientação da atividade está a cargo de um grande conhecedor de biologia marinha, João Castro, professor da Universidade de Évora.

O Festival Terras sem Sombra é uma organização da Pedra Angular. O programa no concelho de Sines tem o apoio do Município de Sines, da Embaixada da Polónia e da Direção Regional de Cultura.