Start Campus anuncia parceria com Colt Technology Services
A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento de ecossistemas de energia 100% verde, anunciou hoje que fez uma parceria com a Colt Technology Services (Colt), empresa líder de infraestruturas digitais. Esta colaboração permite à Colt expandir a abrangência da sua Colt IQ Network a nível local e global, e fazer do Projeto SINES da Start Campus a sua base para alimentar os requisitos de conetividade dos clientes.
Esta parceria irá melhorar a rota atual, transformando-a num ecossistema abrangente que irá disponibilizar ligações de alta capacidade, diversas opções de encaminhamento e conetividade de latência ultrabaixa.
O Projeto SINES é um dos maiores ecossistemas de centros de dados em hiperescala da Europa, atuando como uma porta de entrada entre a Europa, a África e as Américas.
A Start Campus oferece um campus alimentado por energia 100% sustentável, renovável, acessível e suportado por instalações que funcionam 24/7, e que permite aos clientes reduzirem os seus custos operacionais.
Situado na extremidade sudoeste da Europa, o Projeto SINES da Start Campus constitui uma localização ímpar para a amarração de cabos submarinos, com vários fornecedores a planearem instalar os seus sistemas neste local, incluindo a EllaLink, que liga a Europa, a América do Sul e a África.
A localização do Projeto Sines, transforma Portugal num centro de conetividade para a Europa, oferecendo acesso através da ligação de cabos transatlânticos e das rotas da rede terrestre da Colt.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a Colt, uma empresa que partilha a nossa visão de sustentabilidade,” afirma Afonso Salema, CEO da Start Campus. “Esta parceria permitir-nos-á explorar soluções inovadoras que maximizem a eficiência e minimizem o impacto ambiental. Esta parceria ajuda a posicionar Portugal como um centro digital global líder.
Estamos ansiosos por ver o que o futuro reserva para esta colaboração.” “Esta parceria com a Start Campus é mais um passo importante na estratégia da Colt de posicionar a Península Ibérica como um centro digital fundamental à escala mundial e espelha o nosso empenho em reforçarmos o alcance da nossa infraestrutura digital em todo o mundo”, refere Carlos Jesus, VP Global Service Delivery e Country Manager da Colt Technology Services Portugal, sublinhando que: “também estamos animados com a parceria com a Start Campus devido à visão conjunta que partilhamos sobre o tema da sustentabilidade.
A estratégia Environmental, Social, and Governance (ESG) by design da Colt é uma peça-chave em tudo o que fazemos, desde o design inteligente da rede até à seleção dos nossos parceiros.”
Em 2021, a Start Campus anunciou o projeto SINES 4.0, um data center de hiperescala, com uma capacidade até 495 MW, em Sines, Portugal, representando um investimento de até 3,5 mil milhões de euros. Será um dos maiores campus de data center da Europa, respondendo à crescente procura das grandes empresas internacionais de tecnologia.