Foto: Teatro do Mar

Os espetáculos refletem, na sua generalidade, essencialmente sobre temáticas cujo enfoque é o homem contemporâneo e a sua condição existencial face a uma ideia de progresso e a consequente transformação da sua identidade e das suas memórias afetivas e culturais.

Numa constante reflexão e exploração de novos territórios artísticos, a Companhia desenvolve um trabalho de investigação e criação particularmente vocacionados para o espaço público (teatro de rua). Investindo numa criação dramatúrgica própria – seja a partir de temáticas e/ou adaptação de obras literárias – e num trabalho multidisciplinar, cruza um teatro essencialmente físico com o circo, a dança, as formas animadas, a música original e as novas tecnologias do vídeo, na busca de um significado comum e global e da afirmação de uma linguagem de caráter universal, passível de ser entendida por qualquer tipo de públicos.

O Teatro do Mar já se apresentou em mais de uma centena de Festivais, com audiências de milhares de espectadores, em Portugal e em vários Festivais Internacionais de mais de uma dezena de países europeus e também no Brasil, tendo tido, muitas vezes, honras de abertura e encerramento dos mesmos.

Para além de levar os seus espetáculos um pouco por todo o país e estrangeiro, a Companhia assume um importante papel de agente cultural na sua cidade e região, sobretudo através de criações artísticas com a comunidade e do seu Serviço Educativo.

Com várias dezenas de produções teatrais montadas desde a sua fundação, já recebeu vários prémios de onde destacamos em 1999 a Medalha de Mérito Cultural do Município de Sines, em 2001, através da sua diretora artística, o Troféu da Região de Turismo da Costa Azul por serviços culturais prestados e em 2003 o Prémio Mais Teatro, através da Revista Mais Alentejo.