Thomas Silva segurou a camisola amarela em Grândola
Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) foi o mais rápido na segunda etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, tendo vencido ao sprint, mas Thomas Silva (Caja Rural-Seguros RGA) chegou com o mesmo tempo e manteve a camisola amarela da prova.
Foto: Podium Events - Matias Novo
A etapa de 180,9 quilómetros, quase totalmente plana - apenas uma contagem de montanha, a 9,4 quilómetros da meta -, que ligou Vidigueira a Grândola, ficou marcada por uma fuga que surgiu cedo e que se aguentou praticamente até aos últimos dez quilómetros.
A fuga foi protagonizada por Jakub Musialik (Lubelskie Perla Polski), Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense), Julen Amezqueta (Illes Balears Arabay Cycling) e Laurent Gervais (Project Echelon Racing), que já seguiam com uma vantagem na casa dos dois minutos com 16 quilómetros percorridos. Os fugitivos atingiram a vantagem máxima de 2m40s com cerca de 108 quilómetros já completados, mas acabaram alcançados ao quilómetro 170.
Nos dez quilómetros finais, o pelotão seguiu compacto até à chegada ao sprint, onde Leangel Linarez foi o mais forte, tendo passado a meta com 4h19m08s. O ciclista venezuelano superou Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) e Scott McGill (Project Echelon Racing), que chegaram nas segunda e terceira posições, respetivamente. Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) chegou em quarto lugar, tendo sido o melhor português na etapa.
Ainda assim, foi Thomas Silva quem segurou a camisola amarela, depois de ter chegado na nona posição, com o mesmo tempo de Linarez. Na classificação geral, o uruguaio segue com 8h15n25s, menos seis segundos que Iúri Leitão, segundo classificado, e menos oito que Scott McGill, terceiro. Nas restantes classificações, Iúri Leitão é o líder nos pontos, João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na juventude e Francisco Guerreiro (Kelly-Simoldes-UDO) na montanha, sendo a Caja Rural-Seguros RGA a primeira entre as equipas.
Esta sexta-feira, a Volta ao Alentejo regressa à estrada para a terceira etapa, numa tirada de 168,4 quilómetros, marcada por três contagens de montanha - duas de quarta categoria e uma de terceira - e por três metas volantes. A partida será às 11h20, em Mourão, estando a chegada a Reguengos de Monsaraz prevista para as 15h36.