Transporte gratuito para as praias beneficiou 14 mil pessoas no Alentejo Litoral
Cerca de 14 mil utentes usaram o serviço de transporte gratuito para praias de Alentejo Litoral durante os meses de julho e agosto, anunciou a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.
“Quase 14 mil pessoas terão beneficiado do transporte gratuito para praias da região patrocinado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral [CIMAL] nos meses de julho e agosto deste ano”, anunciou Vítor Proença, Presidente da associação de municípios.
Os transportes foram disponibilizados através de sete linhas para 12 praias dos cinco concelhos que integram a CIMAL nos (nove) fins de semana dos dois meses e também durante a semana no caso do município de Grândola.
A contagem dos passageiros, feita por amostragem, indica que aos fins de semana terão beneficiado do serviço um total de 1.335 passageiros em Alcácer do Sal, 1.747 em Grândola, 2.808 em Odemira, 437 em Santiago do Cacém e 1.292 em Sines.
Em Grândola, durante a semana o número de utilizadores apurados do serviço para as praias de Melides, Carvalhal e Pego foi de 6.246, que somados aos passageiros de sábados e domingos terá totalizado 7.993 pessoas.
Feitas as contas, o total de passageiros a beneficiar do serviço gratuito, disponibilizado pela primeira vez e também com contornos inéditos a nível nacional, terá atingido os 13.865.
Em Alcácer do Sal, as carreiras rodoviárias realizaram-se para a praia da Comporta, em Odemira tiveram como destino a Zambujeira do Mar e Vila Nova de Mil Fontes (com passagem por Almograve), em Santiago do Cacém a zona balnear da Lagoa de Santo André e em Sines a praia de Porto Covo, com paragem nas praias de S. Torpes, Samouqueira e Morgavel.
Ao todo, os autocarros mobilizados para o projeto-piloto percorreram 45.274 quilómetros, o que equivale a uma distância largamente superior ao perímetro da Terra (40.075 km).