Trinta docentes e técnicos de oito países estão no Agrupamento de Escolas de Sines a desenvolver um projeto de ensino colaborativo na sala de aula inclusiva
Um grupo de trinta docentes e técnicos estão no Agrupamento de Escolas de Sines desde o dia 17 e ficam até dia 21 de fevereiro, a desenvolver um projeto de ensino colaborativo na sala de aula inclusiva. Representam oito países: Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Grécia, Itália, Portugal, República Checa e Roménia.

Ao longo desta semana, os representantes estão a partilhar experiências, dinâmicas, estratégias e materiais que são essenciais para o sucesso deste projeto que vem na sequência de um projeto semelhante em que o Agrupamento participou entre 2021 e 2023.
O projeto ERASMUS + "CoTIC II: Collaborative Teaching In The Inclusive Classroom" teve início em novembro de 2024 e decorrerá até novembro de 2027.
Visa desenvolver o ensino colaborativo e criar ferramentas que ajudem os professores a identificar alunos em risco de dificuldades de aprendizagem e também ferramentas que ajudem os professores a intervir e apoiar os alunos identificados.
O vice-presidente e vereador da Educação da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos, recebeu no dia 18 de fevereiro, nos Paços do Concelho, os docentes e técnicos que estão em Sines a desenvolver um projeto de ensino colaborativo na sala de aula inclusiva.
Na receção aos participantes no projeto, o vereador Fernando Ramos sublinhou a importância deste tipo de intercâmbios.
"A partilha das experiências dos professores e técnicos em sala de aula de tantos países diferentes permite perceber as diferenças, mas também o muito que há em comum nos vários processos educativos. Por outro lado, enriquece os participantes com novas abordagens, que podem incorporar no seu trabalho. Saúdo este projeto e dou os parabéns ao Agrupamento pela melhoria contínua dos seus métodos para promover o sucesso escolar."