Este crescimento significativo "reflete o trabalho que tem sido realizado nos últimos anos por empresários que têm investido no município, criando mais oferta de alojamento, de restauração e de produtos endógenos", afirmou o autarca durante o V Encontro de Agentes de Turismo do Município de Santiago do Cacém, que se realizou a 13 de novembro no Auditório Municipal António Chainho.

O edil disse ainda que para este crescimento da atividade turística no concelho também contribuíram a "promoção realizada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo no território", assim como o "papel ativo que a Câmara Municipal tem desenvolvido na promoção" das potencialidades locais.

"Nesse sentido, destaco o investimento que fazemos todos os anos para estarmos na Bolsa de Turismo de Lisboa com uma forte presença", frisou.
O V Encontro de Agentes de Turismo do Município de Santiago do Cacém teve por objetivo "reforçar as ligações entre os agentes turísticos locais e regionais", abordando temas como o Caminho de Santiago - Via Atlântico, os 10 anos do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade, os produtos turísticos gastronómicos e vínicos ou os apoios para o empreendedorismo e formação no setor do turismo.

Presente na iniciativa, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, destacou que "hoje o Alentejo é uma marca reconhecida a nível nacional e internacional que conjuga uma multiplicidade de destinos".

"O Alentejo Litoral dentro da região apresenta uma grande dinâmica de crescimento ao nível da procura", acrescentou o responsável, destacando a importância de apoiar as pequenas e médias empresas nos processos de digitalização e transição ambiental.