O Protocolo de Colaboração “Altas Doentes – Retornos”, tem o propósito de assegurar que todos os retornos ao domicílio são feitos pela Corporação de Bombeiros da área de residência do doente.

Este compromisso facilita o transporte dos doentes com Alta Hospitalar, agiliza a chegada à morada do doente e cria um mecanismo complementar de reforço do transporte, assegurado pelos Bombeiros de Santiago, que garante o transporte aos locais não abrangidos.

Este Protocolo foi assinado pelas seguintes AHB’S: Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alvalade-Sado, Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santo André, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sines, Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Grândola, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Odemira e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes.

Já o Protocolo de Colaboração “Transferência de Doentes”, pretende reforçar o apoio no transporte não programado de doentes, nomeadamente as Transferências de Doentes entre estruturas do Serviço Nacional de Saúde, procurando a partilha de esforço entre as diferentes associações, de forma a que o transporte seja célere.

Este Protocolo foi assinado pelas seguintes AHB’S: Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alvalade-Sado, Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santo André.

O Conselho de Administração da ULSLA saúda todas as Direções e Comandos dos Bombeiros da nossa região que, em boa hora, assumiram o compromisso de reforçar o transporte de doentes da nossa região, contribuindo para a melhoria na prestação de cuidados de saúde no Litoral Alentejano.