Esta sessão terá lugar na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, entre as 9 e as 13 horas, e pretende promover a partilha e o debate sobre o passado, o presente e o futuro das Ambulâncias SIV.

A escolha do Litoral Alentejano para assinalar o aniversário das SIV não é aleatória. Odemira foi a região do país que há 15 anos viu nascer a primeira Ambulância SIV. Já Alcácer do Sal acolheu a última SIV a iniciar atividade, em setembro de 2021. Hoje, o país conta um total de 43 Ambulâncias desta tipologia, dispersas um pouco por todo o continente.

As SIV foram criadas para garantir cuidados de saúde diferenciados de Suporte Imediato de Vida, nomeadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV). Estão equipadas com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, e permitem ainda a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, que possibilitam que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar corretamente a equipa e encaminhar a vítima para a unidade hospitalar mais adequada.

A sessão comemorativa do aniversário das SIV é organizada pela ULSLA e INEM e pretende reunir todos os profissionais da área da emergência médica, intra e extra hospitalar, e os parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica.