Foto: Arquivo

Promovida pela Câmara Municipal, a USO é dirigida aos cidadãos com 50 ou mais anos que residam no concelho, pretendendo valorizar “a aprendizagem ao longo da vida, o convívio e a participação ativa na comunidade”.

A USO, que em 2024-2205 envolveu 67 alunos, tem ainda como objetivos “contribuir para um envelhecimento ativo, positivo e saudável”, mediante a oferta de “atividades nas áreas social, cultural, científica, desportiva, de lazer e capacitação digital”, assumindo-se “como um espaço de partilha de saberes, de experiências e de enriquecimento pessoal”.

Em 2025-2026, serão dinamizadas na USO, através de vários convidados, as disciplinas de Ciências das Coisas, Artes Manuais e Pintura, Atividades Aquáticas, Danças de Salão, Edição de Imagem, Saúde, História Local, Instrumentos Musicais, Psicologia, TIC, Tuna, História da Arte, Inglês e Aula Aberta.

“Será ainda desenvolvido um projeto de teatro, privilegiando a expressão artística, a criação coletiva e a valorização da identidade local”, acrescenta a Câmara Municipal.

As aulas terão lugar em vários espaços da vila de Odemira, incluindo a antiga Residência de Estudantes, a sede do Clube Fluvial Odemirense, o Quintal da Música, as Piscinas Municipais e a Santa Casa da Misericórdia.

A abertura do novo ano letivo da USO está agendada para quarta-feira, 1 de outubro, durante o Dia Aberto que celebra também o Dia Internacional do Idoso. O momento será assinalado com a exibição do filme “O Meu Bolo Favorito”, no cineteatro Camacho Costa, a partir das 15h30 e com entradas gratuitas.