Dinamizado pela ceramista Luisa Benedy com base na técnica da Bola Pinch Pot, a iniciativa pretende ensinar a tradição secular de preparar e modelar o barro com um toque de criatividade e modernidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas por meio do endereço de correio eletrónico nucleo.olariamelides@cm-grandola.pt ou do número de telefone 269 908 058.

Inaugurado em 23 de setembro, o Núcleo Museológico da Olaria de Melides pretende manter viva a tradição oleira aliada à contemporaneidade e simultaneamente valorizar e preservar o património histórico e a salvaguarda da memória coletiva.

A musealização da Olaria de Melides, último testemunho da atividade oleira na região, pretende documentar, proteger e divulgar os testemunhos materiais e imateriais da atividade que se desenvolveu em Melides, pelo menos desde o século XVII. 

Ao longo de cinco espaços expositivos, integrados na casa do oleiro, oficina e forno, está patente uma exposição sobre a história da olaria, em que o visitante poderá conhecer a forma tradicional de preparar e modelar o barro e os últimos oleiros da localidade.

Durante a visita é apresentado um documentário sobre as origens e a evolução da aldeia até ao século XX e poderão ser utilizados diferentes equipamentos tecnológicos, com jogos e informações sobre a temática da olaria e o património da freguesia.

O espaço inclui duas oficinas de cerâmica onde vai decorrer o workshop, que estão em permanente atividade prosseguindo a atividade oleira, com a arte e a criatividade que decorrem da ponte que se estabelece entre passado, presente e futuro.