Embora a área de construção permitida seja de apenas 900 metros quadrados, uma parcela já urbanizada, a população mostra-se preocupada com o futuro desta zona nobre da vila turística, com uma vista privilegiada para a praia da Franquia e foz do Rio Mira a sul e várias praias marítimas a norte.

Uma parte deste terreno está em área de Domínio Público Marítimo. O acesso às praias e estacionamento é garantido a partir da avenida marginal, uma via pública construída pela Câmara Municipal de Odemira. O terreno está à venda por 2,5 milhões de euros.

Dentro desta área está também localizado o Farol, instalações que pertencem à Marinha e que no Verão são utilizadas pelos elementos do Instituto de Socorros a Náufragos que asseguram a segurança nas praias.

Uma fonte conhecedora do processo explicou que “tal como acontece noutras zonas do país, os terrenos são privados até junto da linha da costa, mas o acesso às praias e à zona do farol está garantido já que estão em área do Domínio Público Marítimo. Neste caso, o Plano Diretor Municipal e o Plano de Pormenor de Vila Nova de Milfontes só permitem a construção de 900 metros quadrados, ou seja, quem comprar este terreno embora compre toda a área apenas pode construir nesta parte como está no anúncio de venda. Alguma alteração terá de passar sempre pela Câmara Municipal de Odemira”.

Contactado pela Rádio Sines, Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira afirmou que "a câmara, sobre o assunto, o que tem a dizer é que está salvaguardado o interesse público em todas as suas dimensões e que, sendo um terreno de propriedade privada os proprietários são livres de o vender e os compradores terão, sempre, que respeitar os instrumentos de ordenamento do território, bem como as condicionantes de utilização associadas ao interesse público."