Vila de Alvalade recebe a partir de hoje mais uma edição do Alvalade Medieval
Começa nesta sexta-feira e prolonga-se até domingo, a Feira Medieval de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, que conta com com cortejos, torneios de armas e espetáculos de fogo. A organização espera 15 mil visitantes ao longo dos três dias.
Cortejos medievais, torneios de armas, espetáculos de fogo, espetáculos circenses, de música e dança oriental e um mercado medieval são algumas das atrações da iniciativa que vai proporcionar, ao longo de três dias, uma autêntica viagem no tempo.
Segundo a organização, o mercado medieval irá contar "com cerca de 80 artesãos que representam as profissões e ofícios da época".
Os cortejos medievais vão reunir, no sábado e no domingo, dezenas de pessoas que, vestidas a rigor "com os trajes da época", recriam o momento em que El-Rei D. Manuel I concede a Carta Foral a Alvalade.
No sábado, a partir das 15h00, o centro histórico de Alvalade transforma-se para receber El-Rei D. Manuel I e o seu séquito, com um cortejo pelas ruas do burgo, em honra de Sua Alteza, que junta centenas de pessoas para assistirem à entrega do foral manuelino e as chaves da vila.
No domingo, também às 15h00, o cortejo repete-se e é oficializada a entrega da carta foral à vila com uma teatralização na Praça D. Manuel I, seguindo-se mais de uma dezena de iniciativas, que incluem os julgamentos na praça pública, torneios de armas e espetáculos de fogo.
O bilhete para os três dias tem um custo de 18 euros. A entrada na sexta-feira tem um valor de seis euros, enquanto no sábado e no domingo o valor diário é de sete euros.