O primeiro Encontro de Marchas Populares teve lugar no passado dia 11 de junho, na Zona Ribeirinha de Odemira, com a participação das Marchas do Cavaleiro, São Teotónio e Boavista dos Pinheiros que se apresentaram ao público com os temas "O Cavaleiro volta à Festa", "Primavera" e "Outono".

A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, que agradeceu a todas as Marchas presentes pelo esforço e dedicação em manter viva esta tradição, não se esquecendo também das marchas que não tiveram a possibilidade de participar este ano. Manifestou ainda o seu desejo de em 2023 estarem reunidas todas as condições para a realização do 10.º Festival de Marchas do Concelho de Odemira.

Os próximos encontros estão agendados a partir das 22h00,  no dia 17 de junho, no Largo da Igreja da aldeia do Cavaleiro, numa organização do Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro. Dia 25 de junho, o encontro acontece na Praça da Junta de Freguesia, em Boavista dos Pinheiros, organizado pela Associação de Festas de Boavista dos Pinheiros. O último encontro está agendado para o dia 2 de julho,  no Largo do Quintalão, em São Teotónio, organizado pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de São Teotónio.