Os melhores produtos regionais, enchidos, azeite, vinho, mel, doçaria tradicional, frutos secos, tecelagem, cutelaria e artesanato variado estarão também presentes. As várias tasquinhas oferecerão uma mostra da gastronomia e petiscos locais.

Atividades no âmbito da agropecuária e pastorícia, como as oficinas de fabrico de queijo, exposição de ovelhas, demostrações de tosquia, mostra e concurso de cães, concurso de ovinos de raça Île de France, decorrem ao longo dos três dias da Feira. De destacar a 7.ª edição do Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, ao qual poderão concorrer todos os queijos presentes.

Um diversificado conjunto de iniciativas, de onde se destaca a participação dos grupos corais do concelho, representando o melhor do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, jazz, rock, sevilhanas, música tradicional e DJ, irá garantir animação a públicos de gostos diversos. 

Esta iniciativa tem como objetivo dinamizar o comércio e da atividade empresarial, promover os produtos emblemáticos do concelho, principalmente o queijo, porque é a ele que se dedica a Feira, mas também colocar em evidência outras produções locais tradicionais de qualidade. Constitui ainda uma oportunidade de dar a conhecer o concelho de Serpa, o património, a gastronomia, a cultura e as inúmeras potencialidades que o caracterizam e que podem ser plenamente desfrutadas por turistas e visitantes ao longo de todo o ano.

A organização da Feira do Queijo do Alentejo cabe à Câmara Municipal de Serpa e à Comissão Promotora, composta pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ESA IPBeja – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, ACOS – Associação de Agricultores do Sul, DRAPAL – Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, Confraria do Queijo Serpa, Rota do Guadiana ADI, EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Escola Secundária de Serpa e Friserpa, conta com a colaboração da ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, com o apoio das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Serpa e com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola.