O momento final das comemorações incluiu uma visita ao local de descolagem do avião “Pátria”, no Campo dos Coitos, com explicação do historiador António Quaresma, e um momento de homenagem da Força Aérea Portuguesa no Largo da Barbacã, assinalado com a passagem de aviões da Força Aérea.

Durante a tarde, no Colégio Nossa Senhora da Graça, foi dinamizada uma Mesa de Conferências, seguida pela apresentação do livro “De Portugal a Macau - A Viagem do Pátria, de Sarmento de Beires”, de Isabel Morujão e Rita Pina Brito, e pela apresentação e prova da edição especial comemorativa de vinho branco Encosta das Fornalhas, produzido pela Adega dos Nascedios.

O encerramento oficial das comemorações aconteceu no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes, onde decorreu a apresentação do documentário “Portugal-Macau 1924-2024”, realizado por Diogo Vilhena, e o espetáculo musical com a Banda de Música da Força Aérea, que contou com a participação especial da fadista milfontense Joana Luz.

Nos meses de outubro e novembro, estará patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, a exposição itinerante “Portugal na aventura de voar”.