O Encontro contou com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que se fez representar pela Vereadora com o pelouro da Educação, Sónia Gonçalves, e da Junta de Freguesia de Santo André, representada pelo seu Presidente, David Gorgulho, entre outras entidades. O objetivo foi partilhar estratégias educativas que incentivem a um maior estímulo no ensino.

A Vereadora, durante a sua intervenção, referiu a questão da transferência de competências, “cujos recursos alocados são insuficientes para responder às necessidades, o que tornará impossível fazer face a todas as solicitações.”

Sónia Gonçalves sublinhou que a postura da Câmara Municipal é de “diálogo” com os agrupamentos, docentes e encarregados de educação. O investimento no parque escolar “é outra das linhas orientadoras. Trabalhamos intensamente nessa área, e nas escolas, que são nossa competência, temos criado as melhores condições, e vamos continuar a fazê-lo.”  

Para este 1.º Encontro Notas Positivas, Sónia Gonçalves destacou que “devemos entender que o ensino nos prepara enquanto cidadãos, quando tal acontecer estaremos a fazer aprendizagens significativas e estimulantes e a construir uma sociedade melhor.” A Autarca deixou para reflexão as questões da preservação ambiental, “que não deve ficar nos ombros das crianças. É uma responsabilidade nossa, agora!”. A educação com estímulo “consegue-se quando a escola sai para a comunidade, e vice-versa.” Por fim, “devemos educar as nossas crianças para a Paz.”

O Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, questionou os presentes se “estará a escola pública preparada para fazer a diferença? Quando se coloca em debate a rigidez dos planos curriculares.” Uma discussão que, afirma, “tem de abranger todos os envolvidos na educação.”

O Presidente da APEE da EB n.º4, Ricardo Rodrigues, explicou que a temática escolhida prendeu-se com a “importância do estímulo numa época fortemente tecnológica e digital, que traz vivências diferentes das anteriores gerações de alunos, e é aí que reside o desafio.”

Foi convidado para a sessão de abertura Mário Primo, professor, mentor e dinamizador do projeto que hoje conhecemos pela companhia de teatro GATO SA, que teve a sua génese na escola, em 1988. Iniciativa que extrapolou para a comunidade contribuindo para criar uma identidade cultural em Santo André, tornando-se uma influência no Concelho e obtendo o reconhecimento nacional.