Durante uma visita que efetuou ao Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines, para onde estão projetados investimentos de oito mil milhões de euros, o governante considerou que a criação de postos de trabalho e o combate à desertificação são outros dos efeitos da “internacionalização e da atração de investimento estrangeiro”.

Para Bernardo Ivo Cruz, “as empresas que se têm instalado em Sines representam milhões de euros de investimento, milhares de postos de trabalho qualificados e têm além disso uma preocupação particular com as pessoas que já cá estavam” e que “estão a ser treinadas e preparadas para poderem trabalhar nessa nova economia”.

O ciclo de investimentos empresariais privados soma “quase três mil postos de trabalho diretos” e “quase oito mil milhões de euros de investimento”, especificou o governante.

Após uma visita à Central Termoelétrica de Sines da EDP Produção, onde se inteirou sobre o processo de descomissionamento da central termoelétrica a carvão e o futuro projeto de hidrogénio verde GreenH2Atlantic, o governante revelou que os promotores “estão otimistas”.

“É um investimento grande, é um investimento que tem um conjunto de desafios, mas os promotores estão otimistas e dizem que estão dentro do que estava planeado, estão a avançar”, revelou.

E reforçou que o hidrogénio verde “é uma das energias do futuro” e que “com estes investimentos e com esta nova ciência” o país está “a avançar para o dia” em que deixará de ser importador de energia para poder “ser autossuficiente e, eventualmente, exportador de energia”.

Para o governante, exemplo disso é a “ligação de gases renováveis” entre Portugal, Espanha e França e que será alargada à Alemanha.

Esta ligação, defendeu, “vai permitir que Portugal faça parte da cadeia de exportação de energia para o centro da Europa”.

“E isso é completamente novo na nossa história, nunca exportamos energia, sempre importamos energia e agora vamos entrar no mundo maravilhoso dos exportadores de energia, no nosso caso, energia renovável”, concluiu.

A visita incluiu o Complexo Petroquímico de Sines, da Repsol Polímeros, onde está em curso o projeto “Alba”, com a construção de uma fábrica de polietileno e outra de polipropileno, essenciais ao autoabastecimento e desenvolvimento da indústria nacional e às obras de construção de um dos maiores Centros de Dados verde da Europa, desenvolvido pela Start Campus.

O governante visitou ainda a refinaria de Sines da Galp onde está a ser implementado um projeto industrial sustentado na produção de hidrogénio verde e reuniu-se com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve sobre a expansão do Terminal XXI e a perspetiva de ainda este ano ser lançado o concurso internacional para o novo Terminal Vasco da Gama.