Álvaro Beijinha fez um balanço “positivo” destes três dias, afirmando que “estas visitas são bastante importantes para aprofundarmos o conhecimento que temos de cada uma das freguesias, através do contacto direto com a população, os representantes do movimento associativo e responsáveis de instituições. Ficamos a par, não só das preocupações, como dos projetos que têm planeado desenvolver.”

O Autarca acrescentou “que dentro das nossas responsabilidades e recursos podem contar com o apoio da Câmara Municipal.”

Do programa da iniciativa de destacar a visita a diversas localidades da Freguesia, a obras realizadas e em curso, ao novo polo de Saúde de Abela, para o qual o Município disponibilizou o terreno.

As autarquias reuniram com os responsáveis da Casa do Povo, que apresentaram os projetos que pretendem desenvolver a médio prazo. Esta visita registou a presença da comitiva em duas explorações agropecuárias, que se revestem de grande importância para a economia da freguesia.

A Escola Básica do 1.º Ciclo, que tem um novo campo de jogos construído pela Câmara Municipal, o Jardim de Infância e a Igreja Matriz, cujo edifício foi alvo de obras de recuperação comparticipadas pela Câmara Municipal, também mereceram a atenção dos autarcas. A comitiva visitou, ainda, o empreendimento turístico do Monte do Giestal.

De referir que  as reuniões com a população e com o movimento associativo da Freguesia são dois pontos da agenda importantes, durante os quais o Executivo da Câmara Municipal toma nota das preocupações das pessoas da terra e em conjunto procuram-se encontrar soluções.

No âmbito da política de descentralização da Autarquia, a Reunião de Câmara Municipal realizou uma sessão extraordinária que decorreu, dia 7 de abril , na sede da Junta de Freguesia de Abela.