Os pequenos aspirantes a bombeiros estão ainda numa fase de iniciação, onde estão a conhecer o funcionamento de um corpo de bombeiros.

 “Esta escola destina-se à sensibilização e formação no âmbito do voluntariado e da proteção e socorro e tem como principal objetivo promover uma instrução inicial destinada a habilitar os elementos para um possível ingresso na carreira de bombeiro” explicou Vítor Gonçalves, comandante do C.B de Sines.

 “Ao mesmo tempo, procura fazer dos jovens infantes e cadetes cidadãos conscientes, fomentando valores morais e éticos e ministrando formação cívica. Em suma, pretende contribuir para a sedimentação e divulgação de uma verdadeira cultura de segurança, a qual está subjacente à estruturação do seu plano de instrução, que contempla não só a componente técnica e particular das atividades e missões desenvolvidas pelos bombeiros, mas também uma educação para a cidadania” acrescentou o responsável.

O comandante do C.B de Sines referiu também que “uma escola de Infantes e Cadetes tem um papel importante na aproximação do Corpo de Bombeiros à população que serve, pois facilmente somos motivados a acompanhar as atividades desenvolvidas pelos nossos filhos. Resulta assim num maior conhecimento da sociedade das atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros e pelo valor da sua obra”.

O programa de formação anual, irá preparar o conhecimento e a componente técnica das atividades e missões desenvolvidas pelos bombeiros.

Este plano contempla ainda atividades lúdico-desportivas, intercâmbios, acampamentos, passeios formativos, simulacros e participações em diversas atividades cívicas.

O seu horário de funcionamento base será quinzenalmente aos sábados de tarde, decorrendo de outubro de 2024 a junho de 2025.