A recriação dos seculares Banhos de São Romão pelos Ranchos Folclóricos “Ninho de Uma Aldeia” de São Bartolomeu da Serra, Grupo de Dança Típica da Queimada, Valinho da Estrada, Melides, e o Grupo Trajes e Tradições da Costa de Santo André marcam as festividades que contam com cortejo etnográfico, “comes e bebes”, quermesse, bailes, música, venda de artesanato, doçaria e fruta da região. Este ano serão homenageados os pescadores que falecidos no naufrágio que aconteceu em 1963 na Costa de Santo André.

A animação musical que decorrerá na tenda multiusos da Costa de Santo André estará a cargo de Mário Neves, David Rosa, Paulo das Vacas, Grupo de Cante Alentejano cantadores do Desassossego, Tó Zé Pratas e Dina Teresa.

A história conta que as gentes do campo no final dos trabalhos agrícolas desciam à Costa de Santo André, era assim todos os anos, até meados do século passado. Num dia de folga partilhavam o almoço em tendas improvisadas no areal.

Mas a festa não ficava por aqui, quando o calor apertava era vê-los a arregaçar as calças e elas a saia para se refrescarem nas ondas do mar.

Enquanto os mais velhos retemperavam forças numa merecida sesta, os mais jovens faziam a corte às moças e as crianças brincavam. Havia bailarico ao som do acordeão ou da gaita-de-beiços, que seguia pela noite dentro à luz de candeeiros a petróleo.