Milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país, deslocaram-se à freguesia de Santo André durante os 17 dias em que decorreu a Mostra Gastronómica para degustar a iguaria única que é a enguia.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, avançou que, até ao momento, “o feedback por parte dos empresários da restauração, é muito positivo. Alguns proprietários até lançaram a proposta de, numa próxima edição, alargarmos o número de dias do Festival. Porque este evento traz dinâmica ao setor, durante os meses de janeiro e fevereiro, numa época baixa para o turismo e restauração.”

O autarca salientou que “não são apenas as pessoas no nosso Município que aderem ao Festival, vêm, também, dos concelhos vizinhos e de outras zonas do país. Através da gastronomia promovemos o nosso território e contribuímos para dinamizar a economia local, que são os grandes objetivos do Festival e que estiveram na sua origem. A primeira edição foi em 2015, houve depois um interregno devido à pandemia por Covid-19, mas passados todos estes anos o Festival da Enguia da Lagoa de Santo André tornou-se uma marca consolidada que atrai milhares de pessoas.” De tal forma que, “mesmo terminado o Festival, as pessoas continuam a procurar os restaurantes para saborear os pratos confecionados com enguia.”

Durante o Festival, organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André, os nove restaurantes aderentes, A Cascalheira, Café Snack-bar A Palmeira, Cantinho dos Sabores, Chez Daniel, Dom Lucas, Faz-te Esperto, Figo Doce, Mesa da Vila, Ti Lena Restaurante & Casa do Gin, tiveram “casa cheia” e serviram pratos como as enguias de caldeirada, de ensopado, na cataplana, de escabeche, fritas ou grelhadas. O Festival proporcionou, também, momentos bem animados trazidos pelos músicos Rui Matos e Marco Campaniça.

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes. A iniciativa preza o conceito de experiência gastronómica, facilitado pela excelência dos sabores locais, pelo saber cozinhar, pela genuinidade da cozinha alentejana através do produto de excelência que é a enguia pescada na Lagoa de Santo André.

No âmbito desta 9.ª edição do Festival da Enguia, realizou-se, no dia 4 de fevereiro, uma caminhada na envolvente à Lagoa de Santo André.