O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, afirmou que a realização do Festival “foi o retomar de uma iniciativa que nos últimos dois anos não aconteceu, e o balanço que obtive dos restaurantes foi positivo, apesar de ainda não vivermos uma situação de perfeita normalidade”.

No entanto, “não deixou de ser uma oportunidade de promover o município de Santiago do Cacém e uma iguaria muito própria, trazendo dinâmica à economia local.”

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André “atrai sempre pessoas de fora, o que é importante para a promoção turística do nosso Concelho, assim como é destacado pelos meios de comunicação social a nível nacional, que dão visibilidade ao evento e ao que de melhor temos para oferecer. A realização deste Festival é uma aposta na promoção das nossas potencialidades”, sublinhou o autarca.

O Festival é uma organização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André, tendo participado nesta edição os restaurantes o Cantinho dos Sabores, o Chez Daniel, o Faz-te Esperto, o Marina`s Restaurante, o Quinta do Giz, o Figo Doce, o Ti Lena Restaurante & Casa do Gin e o Dom Lucas.

 

O conceito preza a experiência gastronómica, facilitado pela excelência dos sabores locais, pelo saber cozinhar, mas também pela genuinidade da cozinha alentejana. O Festival não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes.