Através do Orçamento Participativo Jovem, a Junta de Freguesia de Santo André pretende promover a participação da população jovem na definição das políticas da Freguesia orientadas para a juventude.

Este é mais um instrumento de participação à disposição da juventude, que assegure o aprofundamento da relação entre a população juvenil e a Freguesia, bem como a aproximação entre as políticas públicas e as necessidades, ambições e expectativas juvenis, promovendo a interação entre eleitos, técnicos e cidadãos, na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida no território.

A participação da população jovem através do Orçamento Participativo Jovem traduz -se na apresentação de projetos a implementar na Freguesia de Santo André.

As propostas apresentadas devem enquadrar-se no âmbito das atribuições da freguesia e devem traduzir-se em projetos de natureza material, ou seja, projetos de investimento ou atividades únicas e limitadas no tempo.

A responsabilidade na orçamentação das propostas apresentadas, com vista a aferir a sua exequibilidade financeira, competirá à Junta de Freguesia de Santo André.

A participação pode ser a nível individual ou em grupo.