Foto: C.M. Sines
A prova que continua com um cariz não competitivo, junta a prática desportiva ao lazer e ao convívio, desde 1998, e a partir daí tem crescido todos os anos.
Iniciativa que já criou raízes entre os praticantes de BTT, e é considerada a maior prova do género que se realiza em Portugal.
Os participantes que chegam de vários pontos do país, destacam as paisagens únicas, o convívio e a qualidade da organização como fatores determinantes para atrair à prova tantos amantes do BTT.
Contam com assistência e abastecimentos ao longo de todo o percurso, e para repor as energias contam com as famosas sandes servidas na barragem de Campilhas, onde os atletas aproveitam também para refrescar-se com um banho de mangueira.
Os participantes saem de Alvalade (Santiago do Cacém) logo pela manhã e em grupo ou individualmente iniciam uma aventura de 70 Km que os leva por trilhos únicos, entre arrozais, barragem de Campilhas, serra do Cercal e depois de um abastecimento solido e liquido que serve também para um momento de convívio, os aventureiros iniciam a parte em planície que os leva até Porto Covo, com a ilha do pessegueiro e o mar como cenário.
A chegada ao mítico Largo Marquês de Pombal é sempre um momento de festa, aguardado por dezenas de familiares e amigos. Uma prova onde muitos casais e amigos fazem o percurso lado a lado. Os melhores preparados depois de um abastecimento em Porto Covo regressam a Alvalade completando assim 120 quilómetros.