Mestre António Chainho apresenta o espetáculo “O Abraço da Guitarra” nas comemorações do Dia do Município de Santiago do Cacém
O mestre da guitarra portuguesa, António Chainho, apresenta na sua terra natal, Santiago do Cacém, no dia 24 de julho, pelas 22h00, no Parque Verde da Quinta do Chafariz, o espetáculo “O Abraço da Guitarra”.
Este concerto integrado nas comemorações do Dia do Município de Santiago do Cacém, que assinala-se no dia 25 de julho, conta com as participações especiais de Marta Pereira da Costa, Quarteto de Cordas Naked Lunch, Francisco Vaz e Carlos Silva.
Já no dia do concelho (25 de julho) o músico realiza às 16h00 horas, uma apresentação do seu novo disco com uma sessão de autógrafos na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.
O músico nascido em São Francisco da Serra, Santiago do Cacém, em 27 de Janeiro de 1938, António Chainho deu a volta ao mundo a acompanhar fadistas (Ada de Castro, Tereza Tarouca, Carlos do Carmo, Frei Hermano da Câmara, Hermínia Silva, Maria Teresa de Noronha, António Mourão, entre outros), cantoras como as brasileiras Gal Costa e Fafá de Belém, a espanhola Maria Dolores Pradera, a japonesa Sakui Kubota ou com os seus próprios projectos.
Em disco, estreou-se com o álbum Guitarradas (1975), seguido de Guitarra Portuguesa (1977), António Chainho – The London Philharmonic Orchestra (1995), A Guitarra e Outras Mulheres (1998), Lisboa-Rio (2000), António Chainho e Marta Dias Ao Vivo no CCB (2003), LisGoa (2010), Entre Amigos (2012) e Cumplicidades (2015). A par deles, participou em álbuns de José Cid, Carlos do Carmo, José Afonso, Rão Kyao, António Pinto Basto, Adriana Calcanhotto, Blasted Mechanism ou colectâneas como Onda Sonora: Red Hot + Lisbon ou Biografia da Guitarra.