Através da celebração deste acordo, Sines e Plock comprometeram-se a aprofundar uma relação de amizade através de intercâmbios culturais, sociais, económicos, educativos e turísticos, promovendo assim um desenvolvimento urbano sustentável e tecnológico entre as comunidades dos dois municípios e das suas organizações representativas.

A pertinência desta geminação relaciona-se com as semelhanças que ligam as realidades destes dois municípios em setores como as indústrias da energia e da petroquímica, bem como da tecnologia e da investigação, para além das suas diversas instituições de ensino, técnicas, culturais, desportivas e históricas.

Na assinatura do acordo, o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, explicou que a ideia de colaboração com Plock ganhou força durante a participação de Sines no Picnic Europeu realizado naquela cidade e disse que “geminações como estas são exemplos de como municípios, instituições e comunidades de países diferentes podem cooperar entre si, ignorando diferenças e privilegiando aproximações.

”“Faço votos de que este protocolo seja o primeiro passo de muitas parcerias e colaborações a desenvolver no futuro, direcionadas aos setores da educação, da cultura, da coesão social, económica e territorial”, disse Nuno Mascarenhas.O presidente da Câmara Municipal de Plock, Andrzej Nowakowksi, mostrou-se “muito satisfeito” por alargar o grupo de cidades com as quais a cidade polaca mantém uma cooperação ativa.

"Esta é a 13.ª parceria e que seja um 13 muito feliz”, referiu. O autarca de Plock lembrou que a sua cidade foi capital da Polónia durante os tempos medievais e que hoje é a capital do andebol polaco e da sua indústria petroquímica, tendo também uma rica oferta cultural, com importantes eventos de música, eletrónica e folk.

“Estou convencido de que a geminação que assinamos aqui hoje vai conduzir a muitos projetos conjuntos, sejam eles sociais, culturais ou desportivos, e que traga muitos benefícios mútuos para residentes de ambas as cidades", afirmou Andrzej Nowakowksi.Na sua visita a Sines, a comitiva polaca teve oportunidade de conhecer o património histórico e natural do concelho, a gastronomia local e o principal evento a decorrer, o festival Batuta – Sines Clássico.