Foto: CM Sines

A cerimónia contou com a presença do chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo.

O novo monumento que custou cerca de 40 mil euros, é da autoria do escultor Vítor Ribeiro e foi instalado na rotunda de acesso à zona comercial, na A26-1, "num dos pontos mais destacados da entrada da cidade".

Com este monumento, a Câmara de Sines pretende "reforçar a visibilidade em espaço público a figura siniense com maior relevo na história portuguesa e universal, cuja viagem de descobrimento do caminho marítimo para Índia abriu um novo capítulo nas relações comerciais e culturais à escala planetária".

Recorde-se que além deste novo monumento, Vasco da Gama já está representado na paisagem urbana de Sines por uma estátua do escultor António Luís Branco de Paiva, inaugurada em 1970 e recentemente restaurada, por ocasião do seu 50º aniversário.

A Câmara de Sines adianta que está também projetada a instalação na rotunda da Avenida Dom Pedro 1.º com a Avenida General Humberto Delgado, de um monumento focado na viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Já o Observatório do Mar, atualmente em construção nos antigos Armazéns da Ribeira, também dedicará uma parte dos seus conteúdos à figura de Vasco da Gama.