ObservaLagunas revela a beleza e a biodiversidade da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha
A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS) recebe este fim de semana, dias 12 e 13 de outubro, a ObservaLagunas – Feira de Turismo e Natureza, no Monte do Paio - Centro Nacional de Educação Ambiental e ?Conservação, localizado em Brescos, freguesia de Santo André, concelho de Santiago do Cacém.
O evento assinala o 24.º aniversário da criação desta zona protegida e convida os visitantes a participarem em workshops, observação de aves, palestras, bioblitz, percursos pedestres guiados, passeios de bicicleta e a cavalo, sessões de anilhagem de aves, exposições, mercadinho de produtos locais, showcooking, atividades para crianças, yoga e animação musical.
As atividades estão à disposição de todos os que queiram aproveitar a oportunidade para conhecer este território único. O evento é organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a Câmara Municipal de Sines e a Comissão de Cogestão da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha.
Algumas atividades possuem limite de participantes pelo que será necessário fazer a inscrição em formulários disponibilizados pela organização.
A RNLSAS, criada através do Decreto Regulamentar n.º 10/2000, de 22 de agosto, ocupa cerca de 15 km da faixa costeira dos municípios de Santiago do Cacém e de Sines, abrangendo ainda uma faixa terrestre de 2 a 3 km de largura e uma faixa marinha de aproximadamente 1,5 km. Caracteriza-se por ser um sistema lagunar costeiro de grande importância biológica, apresentando interessantes aspetos ecológicos, ictiológicos, botânicos e, em especial, ornitológicos.