Ouça na Rádio Sines

A quinta e última etapa, 163,2 quilómetros entre Monforte e Évora, foi de dupla festa venezuelana. Se Orluis Aular ganhou a Volta, o compatriota Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) bisou em etapas.

A etapa foi animada, com vários ataques, e com a declaração de intenções da Electro Hiper Europa, do terceiro classificado à partida, Alex Molenaar. A formação espanhola tentou levar o pelotão compacto à primeira meta volante, em Vila Viçosa, para que o seu corredor bonificasse e subisse na geral.

Só que o pelotão teve um ligeiro engano no percurso, suficiente para não passar no pórtico de meta volante, o que levou ao cancelamento deste sprint intermédio bonificado, que estava colocado ao quilómetro 49,1.

O duelo pelas bonificações ficaria guardado para a meta volante seguinte, em Redondo. Aí, Molenaar seria primeiro, mas logo seguido pelos outros dois homens do top 3 da geral: Orluis Aular foi segundo e Adrían Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO) foi terceiro.

Foi já depois disso que se deu aquela que pode ser considerada a fuga do dia. Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), Ángel Fuentes (Burgos-BH) e João Silva (Kelly-Simoldes-UDO) chegaram a dispor de 1m45s de vantagem, mas acabaram absorvidos a cerca de 30 quilómetros da meta.

Ainda se sucederam vários ataques, mas o pelotão ficou compacto a dois mil metros da meta. Na sempre exigente e técnica chegada a Évora, Leangel Linarez foi o mais forte, deixando o camisola amarela, Orluis Aular no segundo posto. O terceiro foi Pirmin Eisenbarth (Bike Aid).

Com as bonificações, Orluis Aular fechou a corrida com 17 segundos de vantagem sobre Adrián Bustamante, segundo classificado, a mesma diferença registada por Alex Molenaar, terceiro. Orluis Aular também ganhou a classificação por pontos. Max Walker (Trinity Racing) foi o melhor jovem e Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) ganhou a classificação da montanha. Por equipas triunfou a Electro Hiper Europa.