Perto de 40 pessoas aprenderam em Sines Suporte Básico de Vida e comportamentos de segurança no mar
Perto de 40 pessoas estiveram com a Predimed Vasco da Gama e com a Resgate na praia Vasco da Gama, em Sines, durante a manhã de sábado numa ação de formação de Suporte Básico de Vida e Literacia Oceânica, uma iniciativa promovida no âmbito da campanha Maio, Mês do Coração.
O objetivo da iniciativa, enquadrada no âmbito da Responsabilidade Social da empresa, é promover gestos de cidadania que salvam vidas através de manobras de reanimação – conhecer o Suporte Básico de Vida – e promover comportamentos adequados ao meio ambiente envolvente através da Literacia Oceânica, uma medida preventiva do afogamento.
Saber como prestar o primeiro auxílio a alguém numa urgência, pode fazer a diferença no momento de salvar uma vida. Assim como conhecer comportamentos de segurança nas praias e no mar, pode contribuir para prevenir o afogamento.
‘Ser reanimado é um Direito, saber reanimar um Dever Cívico’ é o mote usado por António Mestre, da Resgate – Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, nas iniciativas de sensibilização que promove e também adotado nesta ação formativa para a comunidade.
A iniciativa, que começou por volta das 10h00, contou com uma introdução por parte do diretor da Predimed Vasco da Gama, João Guedes, seguida de uma pequena ‘palestra’ descontraída pelos elementos da Resgate sobre Literacia Oceânica, com a ‘plateia’ sentada na areia sob a tenda montada para o efeito.
Seguiu-se a componente prática dedicada ao Suporte Básico de Vida, com as várias fases do processo divididas por estações, tendo os participantes sido separados por grupos para que todos pudessem pôr em prática as aprendizagens.
Para João Guedes “é essencial o envolvimento das empresas na comunidade”, sendo a Literacia Oceânica e o Suporte Básico de Vida temas que defende que “todos deviam conhecer, já que pode salvar vidas”.
Sobre essas áreas, a Resgate tem desenvolvido várias iniciativas com elementos da associação, sob coordenação de António Mestre, envolvendo escolas e a comunidade.
A atividade decorreu gratuitamente para a comunidade, aberta a toda a família, e contou com participantes entre os 3 e os +50 anos, tendo sido coordenada e implementada pela Resgate com o apoio da agência imobiliária com sede em Sines, Predimed Vasco da Gama.
No final, o balanço foi positivo: uma manhã bem passada, a aprender de forma lúdica sobre comportamentos de segurança na praia e no mar e sobre os passos a dar se for necessário auxiliar alguém até que cheguem meios de socorro, com o Suporte Básico de Vida.