No final, o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, afirmou que estas visitas “são sempre importantes para aprofundarmos o conhecimento que temos de cada uma das freguesias, por essa razão o seu balanço é sempre positivo.”
Na deslocação a Ermidas-Sado “tivemos oportunidade de visitar os vários investimentos que estamos a realizar, alguns em conjunto com a Junta de Freguesia.”
Da visita destacam-se as obras em curso de requalificação do Cineteatro Vitória, “uma intervenção importante, num investimento superior a um milhão de euros, que vai reabilitar um imóvel que faz parte da história da Freguesia, que vai trazer respostas culturais com características que atualmente não existem.”
A comitiva da Câmara Municipal, acompanhada por elementos da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, visitou intervenções realizadas recentemente, e outras ainda a decorrer como as da Rua 8, “uma reivindicação dos seus moradores, que está praticamente concluída e que representou um investimento significativo, na ordem dos 111 mil euros,” sublinhou Álvaro Beijinha.
Do contacto com os empresários, fixados no Parque de Empresas, “verificámos a existência de investimentos já concretizados ou em fase de projeto, e outros em expansão, como é o caso da MARDEUS, que vai aumentar a sua fábrica, tendo solicitado, à Câmara Municipal, mais três lotes.”
Em simultâneo, “temos sido contactos por vários empresários com interesse em investir nesta zona empresarial, por isso digo que a Freguesia está com uma dinâmica grande,” salientando que, “em termos populacionais, foi a que mais cresceu no Concelho segundo os últimos Censos.”
Álvaro Beijinha acrescentou que “vivemos numa região onde estão a acontecer grandes investimentos, seja na área do turismo como da indústria, e este Parque Empresarial tem capacidade de reposta e uma boa localização junto ao IC1 e à A2. Assumindo-se como um elemento importante para o desenvolvimento económico e social da Freguesia”, concluiu.
Durante os três dias, os autarcas visitaram o Pré-Escolar e a EB1 de Ermidas-Sado, a Creche e o Jardim de Infância “Toca do Trincas”, a Associação de Apoio e Desenvolvimento Integrado de Ermidas-Sado (AADIES) e o Centro de Estudos.
Já na área do apoio à população reuniram com os responsáveis do núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa. Do programa fez parte a visita à interligação do Sistema de Alqueva ao Sistema de Morgavel, e às localidades de Vale da Eira, Faleiros, Ermidas Aldeia e à vila de Ermidas-Sado.
Na vertente dos investimentos turísticos, a comitiva ficou a par do desenvolvimento do projeto de alojamento local Casa d’ Avó Souzinha. A visita levou os autarcas à sede do Futebol Clube Ermidense e da Associação de Caçadores de Ermidas-Sado.
No âmbito desta política de descentralização, levada a cabo pela Autarquia, realizaram-se a Reunião de Câmara Municipal, na sede da Junta de Freguesia, e a Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, na sede do Vitória Futebol Clube Ermidense.