O Município pretende homenagear as associações humanitárias de bombeiros do Município, nomeadamente, de Alvalade, de Cercal do Alentejo, de Santiago do Cacém e de Santo André, enaltecendo o importante contributo dado na segurança, na proteção e no socorro da população, que estas entidades prestam à população, em especial durante a pandemia pela COVID-19.

O programa das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro tem início, pelas 11h00, com a formatura representante das quatro corporações de bombeiros do Município e a cerimónia do Hastear da Bandeiras, no edifício da Câmara Municipal.

Segue-se o desfile apeado da formatura acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém pela Avenida D. Nuno Álvares Pereira, Rua Dr. Egas Moniz, Avenida Manuel da Fonseca, Rua de Moçambique e Avenida 1.º de Maio. Às 12h00 realiza-se a receção às entidades oficiais, seguida da Sessão Solene, que decorrerá no Auditório Municipal António Chainho.

Durante as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro serão assinados os protocolos entre o Município de Santiago do Cacém e as quatro Associações Humanitárias, e o protocolo de cedência do edifício da antiga Escola Primária de Aldeia do Cano à Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal para a criação de um polo federativo.