Organizado pela Câmara de Odemira, o evento vai decorrer até domingo, 16, na avenida marginal de Vila Nova de Milfontes, tendo o estuário do rio Mira como "pano de fundo", contando no programa com animação turística, atividades náuticas, gastronomia, artesanato e concertos.

Durante a FEITUR "os visitantes são convidados a desfrutar do melhor que o concelho de Odemira tem para oferecer", refere a autarquia, que promove o certame em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, Estação Náutica de Odemira, e associações Casas Brancas, Rota Vicentina e de Artesãos do Concelho de Odemira - CACO.

A edição deste ano da FEITUR é inaugurada oficialmente às 15h00 de sexta-feira, 14, mas o evento "abre portas" às 18h00 desta quinta-feira, com a entrada e fundeio de uma frota de veleiros no rio Mira e as atuações dos Rádio Safari, Eurico Silva em Trio e Mayastral Visions of Paradise.

Ao longo dos três dias estão previstas caminhadas, passeios de barco, de mota e de burro, batismos de mergulho, aulas de surf, de stand up paddle, de mergulho em apneia, de zumba e de fitness, e demonstrações de ténis de praia, de jiujitsu e de andebol de praia.

O programa inclui ainda o Dia Aberto de Canoagem (no sábado, 15), diversos showcookings e workshops, animação de rua e a apresentação da nova marca de gin "Fool".

A música é outro dos destaques da FEITUR, sendo que na sexta-feira, 14, atuarão os Malino, Route N2 e Mayastral Visions of Paradise, ao passo que no sábado, 15, sobem ao palco Rita Sales & Os Ruídos de Fundo, BD Joy & Zimbora Band e DJ Lighthouse. Para domingo, 16, está previsto um concerto da banda Linhas Cruzadas.

Também não faltará cante alentejano na feira, com a presença dos grupos corais As Moças da Vila (na sexta-feira, 14) e da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes (no domingo, 16).